Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Atividade empresarial da zona euro desacelera em agosto

A atividade empresarial na zona euro desacelerou em agosto, devido à fragilidade do setor dos serviços, embora continue positiva pelo segundo mês consecutivo, de acordo com um relatório divulgado hoje pela consultora IHS Markit.

Atividade empresarial da zona euro desacelera em agosto
Notícias ao Minuto

12:41 - 21/08/20 por Lusa

Economia Markit

O avanço do índice de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa) composto, para a atividade total da zona euro, situou-se em 51,6 pontos em agosto, abaixo dos 54,9 pontos de julho, mas ainda acima da marca de 50 que separa o crescimento e a queda.

Após a recuperação em julho, que colocou o índice positivo pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, a atividade empresarial perdeu "ímpeto" em agosto, devido à fragilidade do setor dos serviços, com a manufatura a continuar a subir.

A Markit detalha que a carteira de pedidos aumentou pelo segundo mês consecutivo, impulsionada pela manufatura, embora tenha sido afetada pela queda na procura estrangeira por serviços, causada pelas restrições às viagens.

A confiança no futuro enfraqueceu em relação a julho, devido também à fraca procura, o que levou à queda do emprego pelo sexto mês consecutivo, embora a um ritmo mais lento, refere a consultora.

Já os custos aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, principalmente no setor dos serviços, e os preços cobrados continuaram em queda.

O relatório observa que a atividade aumentou em agosto na Alemanha e na França, embora menos intensamente do que em julho, mas diminuiu no restante da zona euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório