Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

O que fazer quando ocorre uma penhora de contas bancárias?

Na prática, o processo tem início quando o agente de execução faz o pedido de bloqueio da conta do devedor à instituição financeira.

O que fazer quando ocorre uma penhora de contas bancárias?
Notícias ao Minuto

07:00 - 22/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Penhora

Sabia que se entrar em incumprimento de dívidas pode ser alvo de penhora de contas bancárias? Pois bem, esta é uma situação que pode acontecer e é realizada por um agente de execução, de acordo com o ComparaJá.pt, que explica como proceder.

"Uma penhora de contas bancárias pode ocorrer quando o devedor entra em incumprimento de dívidas. Esta consiste no bloqueio de uma quota-parte da conta do devedor, para que o mesmo não possa movimentar essa parcela do saldo", sublinha a plataforma de comparação de produtos de crédito e telecomunicações. 

Ora, "tal como acontece com a penhora de vencimento e com a penhora de bens (móveis e imóveis), a penhora de contas bancárias também é feita por um agente de execução", explica ainda a plataforma. 

Como se processa? 

Na prática, o processo tem início quando o agente de execução faz o pedido de bloqueio da conta do devedor à instituição financeira. Depois de ser notificado, o banco deve proceder à "paralisação da respetiva conta até à meia-noite desse dia".

O passo seguinte é que o banco tem dois dias para comunicar ao agente de execução a quantia, em dinheiro, que foi bloqueada ou, se não puder bloquear, indica o valor ou a ausência de saldo na conta.

O que fazer perante esta situação? 

Antes de mais, importa sublinhar que é possível contestar uma penhora de contas bancárias de três formas, de acordo com o ComparaJá

Opondo-se à penhora;Opondo-se à execução;Apresentando insolvência.

Ainda assim, sublinhe-se, a "melhor forma de evitar uma situação de penhora de contas bancárias é agir por antecipação e certificar-se que não corre qualquer risco de isso acontecer".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório