Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal "é um mercado altamente atrativo"

O consórcio chinês Fosun, vencedor da privatização da Caixa Seguros, qualificou hoje Portugal como "um mercado-chave altamente atrativo" e anunciou que está a encarar "outras oportunidades de investimento" no país.

Portugal "é um mercado altamente atrativo"
Notícias ao Minuto

08:57 - 10/01/14 por Lusa

Economia Fosun

"Portugal é um mercado altamente atrativo e corresponde bem à estratégia de expansão global do Fosun", diz o grupo num comunicado enviado à agência Lusa em Pequim.

"Estamos também interessados e prestámos atenção a oportunidades de investimento noutros setores do mercado português, particularmente no imobiliário, turismo e produtos de marca", acrescenta.

Fundado em 1992, por um grupo de jovens licenciados de Xangai, o Fosun Group é considerado um dos mais lucrativos grupos privados chineses, com participações em dezenas de empresas de vários ramos, chinesas e internacionais, entre as quais o Club MediterranÉe.

Na quinta-feira, o governo português anunciou ter aceite a oferta do Fosun para comprar 80% das três seguradoras do grupo Caixa Geral de Depósitos por 1.000 milhões de euros. O outro candidato, cuja proposta foi rejeitada, era o grupo norte-americano Apollo Management International.

Fosun, em chinês, diz-se Fu Xing, expressão que soa como "renovar".

Citando o presidente do grupo, Guo Guangchang, conhecido na China como grande admirador de Warren Buffet, o comunicado qualifica a entrada na Caixa Seguros como "um sólido passo na evolução do Fosun Group para o modelo" daquele investidor e multimilionário norte-americano.

A Caixa Seguros, que reÚne três seguradoras (Fidelidade, Multicare e Cares), é considerada líder do setor em Portugal.

A compra de 80% daquele grupo é assumida pelo Fosun Group como "mais uma boa aplicação do modelo de investimento" consagrado na fórmula "combinar o ímpeto de crescimento da China com recursos globais" e um contributo para a "expansão da sua atividade seguradora".

O Fosun Group já é acionista de três companhias de seguros, entre as quais a PeakRe, de Hong Kong, na qual detêm 85% do capital.

"Há muito que o Fosun Group aspira tornar-se num grupo de investimento orientado para os seguros com capacidades financeiras polivalentes", afirma o comunicado.

O Fosun é a terceira empresa chinesa a investir em Portugal, depois da China Three Gorges ter comprado 21,35% do capital da EDP por 2.700 milhões de dólares, há cerca de dois anos, tornando-se no maior acionista da elétrica portuguesa.

A China State Grid, a seguir, pagou 287 milhões de euros por 25% do capital da REN (Redes Energéticas Nacionais) e a Beijing Entreprieses Water Group comprou por 95 milhões de euros a participação francesa na Veolia Portugal.

No comunicado enviado à agência Lusa em Pequim, o Fosun Group declara também o seu empenho em "contribuir mais para promover o intercâmbio económico e a cooperação entre a China e Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório