Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas pede que Estados-membros mantenham as fronteiras abertas

A Comissão Europeia enviou uma carta aos parceiros europeus a pedir que limitem as restrições fronteiriças a circunstâncias muito excecionais.

Bruxelas pede que Estados-membros mantenham as fronteiras abertas
Notícias ao Minuto

09:08 - 17/08/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Bruxelas

A Comissão Europeia enviou uma carta aos Estados-membros, no início deste mês, a pedir que mantenham as fronteiras abertas e que atuem de forma coordenada, de acordo com a missiva, com quatro páginas, divulgada pela Associated Press e citada pelo El País

"Devemos garantir que a UE esteja pronta para surtos, mas ao mesmo tempo evitar uma segunda onda de ações descoordenadas nas fronteiras internas", escreveu Bruxelas. 

"A resposta deve ser proporcional, coordenada e baseada em evidências científicas", acrescenta ainda o organismo comunitário. Bruxelas acredita, deste modo, que apenas critérios muito exigentes podem justificar restrições de viagens. 

Milhares de europeus que se encontram de férias fora dos seus países estão a antecipar o regresso a casa devido ao aumento de casos de Covid-19 na Europa e às consequentes restrições que alguns países estão a impor.

Num balanço feito pela EFE, países como França, Reino Unido, Alemanha e Espanha estão entre os mais afetados por aquilo que se admite poder ser uma segunda onda da pandemia na Europa, com o movimento de férias de muitos europeus a contribuir para o crescimento de infetados e a alimentar uma 'guerra de fronteiras', ainda que estejam oficialmente abertas.

A quarentena obrigatória nos regressos é uma das medidas que está a provocar regressos antecipados de turistas que as tentam evitar, numa altura em que alguns países europeus voltaram a registar totais de casos diários acima dos mil infetados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório