Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Inflação no Zimbabué sobe para 873,53% em julho

A inflação anual do Zimbabué subiu para 837,53% em julho, depois de atingir 737,3% no mês anterior, indicou hoje a Agência Nacional de Estatísticas do país.

Inflação no Zimbabué sobe para 873,53% em julho
Notícias ao Minuto

20:07 - 15/08/20 por Lusa

Economia Zimbabué

Este país da África Austral está mergulhado há mais de uma década numa grave crise económica, marcada por uma hiperinflação desencadeada pela má gestão económica do país do antigo Presidente Robert Mugabe, que foi deposto em 2017 por um golpe militar.

Muitos cidadãos perderam as suas economias e acham difícil conseguir produtos essenciais, nomeadamente o açúcar e a fuba, farinha de milho muito usada em países africanos como Angola.

Em termos mensais, os preços no consumidor subiram 35,53% em julho, após 31,66% em junho último.

O Governo do Zimbabué assegurou hoje que o Presidente do país, Emmerson Mnangagwa, pôs em prática políticas económicas que se traduzirão numa "economia robusta" e na "estabilidade" do país.

Em 11 de novembro, o Governo adotou um novo sistema de fixação de taxas de câmbio para a sua moeda, uma medida com que pretende abrandar a desvalorização do dólar zimbabueano e a grave inflação.

No início dos anos 2000, a expulsão de agricultores brancos resultou numa crise que levou à queda da moeda, à hiperinflação e a uma taxa de desemprego superior a 90%.

Por não conseguir controlar a desvalorização, em 2009 o regime do então Presidente, Robert Mugabe, abandonou a sua moeda e adotou o dólar norte-americano.

No entanto, a escassez do dólar resultou numa quase paralisação da economia do país.

Em 2016, o Governo tentou remediar a situação com a introdução de "notas de obrigação", títulos que teriam um valor semelhante ao dólar norte-americano, mas a falta de confiança dos operadores económicos levou à usa rápida desvalorização.

No ano passado, o executivo, liderado por Emmerson Mnangagwa, adotou a reintrodução do dólar zimbabueano, cujo valor continuou a cair face ao dólar norte-americano.

Robert Mugabe foi afastado do poder por um golpe de Estado sem derramamento de sangue perpetrado por militares próximos de Mnangagwa em novembro de 2017, altura em que se afastou dos meios políticos.

O ex-Presidente do Zimbabué morreu em 06 de setembro 2019 num hospital em Singapura, sendo que sofria de cancro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório