Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA alteram lista de produtos da UE sujeitos a taxas alfandegárias

O Governo dos EUA anunciou na quarta-feira uma "modesta modificação" da lista de produtos europeus sujeitos a tarifas alfandegárias, excluindo alguns gregos e britânicos e incluindo outros alemães e franceses, mantendo a taxa entre 15% e 25%.

EUA alteram lista de produtos da UE sujeitos a taxas alfandegárias
Notícias ao Minuto

06:44 - 13/08/20 por Lusa

Economia taxas alfandegárias

"A União Europeia e os Estados-membros não tomaram as ações necessárias para cumprir com as decisões da Organização Mundial do Comércio (OMC)", indicou o representante dos EUA para o Comércio Externo, Robert Lighthizer, em comunicado.

Não obstante, Lighthizer adiantou que vai começar "um novo processo para alcançar" uma solução "duradoura".

Lighthizer qualificou as alterações como "modestas" e realçou que "o volume de produtos europeus sujeitos a estas medidas continuará sem alterações, em 7,5 mil milhões de euros, e as taxas em 15% sobre produtos aeronáuticos e 25% para os outros".

Esta modificação entra em vigor em 01 de setembro próximo.

A decisão de Washington foi tomada apesar de a Airbus ter informado em junho que renunciava às condições preferenciais nos créditos concedidos por Espanha e França para a construção do seu avião A350, que foram considerados pela OMC como ajudas ilegais, e do pedido do comissário europeu do Comércio, Phil Hogan, para que os EUA retirassem as tarifas, por as considerar "injustificadas".

A medida é o último episódio da disputa comercial nascida do conflito resultante dos subsídios que recebeu o construtor aeronáutico europeu Airbus em detrimento do rival norte-americano Boeing, que a OMC resolveu em favor de Washington.

Por esse motivo, a instituição internacional autorizou os EUA a impor sanções a produtos da União Europeia e do Reino Unido pelos mencionados 7,5 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório