CMVM alerta para 'sites' fraudulentos indevidamente associados à SEEDIMO

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para a existência de dois 'sites' fraudulentos associados à empresa SEEDIMO, registada no supervisor.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
07/08/2020 17:31 ‧ 07/08/2020 por Lusa

Economia

CMVM

 

"A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta para o facto de a entidade que atua através dos websites https://www.seedimogroup.com/ e https://pt.seedimogroup.com/ estar a utilizar indevidamente elementos identificativos, como sejam a denominação e a morada, da entidade registada junto da CMVM, SEEDIMO Lda", pode ler-se num comunicado hoje divulgado pelo regulador do mercado.

A CMVM esclarece que a entidade relacionada aos 'sites' fraudulentos "não tem qualquer relação com a SEEDIMO Lda., entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo, registada na CMVM".

"Deste modo, a entidade registada junto da CMVM, SEEDIMO Lda. que atua através do website https://www.seedimo.com, não é objeto da presente comunicação nem, de qualquer forma, visada pela mesma", clarificou ainda o regulador do mercado.

A CMVM acrescenta que a entidade que atua através dos sites "<https://www.seedimogroup.com/ e https://pt.seedimogroup.com não está autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal>".

"A CMVM adverte também que essa entidade, que utiliza indevidamente elementos identificativos da entidade registada junto da CMVM, não se encontra legalmente habilitada para realizar publicidade ou prospeção de clientes dirigidas à celebração de contratos de intermediação financeira", pode ler-se também no comunicado.

O documento esclarece também que a entidade que utiliza os dois 'sites' fraudulentos não está autorizada pela CMVM "para o exercício de atividade de intermediação de financiamento colaborativo".

O regulador do mercado mobiliário lembra ainda que para o público se assegurar que uma entidade está autorizada a exercer atividade de investimento em instrumentos financeiros em Portugal "deve consultar a lista de intermediários financeiros autorizados", disponível no 'site' da CMVM, o mesmo sendo válido para a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS).

"As entidades gestoras de plataformas de financiamento colaborativo autorizadas para o exercício da atividade de 'crowdfunding' constam da lista de entidades registadas junto da CMVM", também consultável no 'site' do regulador.

A CMVM informa ainda que "todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a entidade acima identificada, poderão contactar a CMVM através do número 800 205 339 (linha verde), ou por e-mail para cmvm@cmvm.pt".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas