Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Macau regista menos sociedades, capital social das novas empresas cai

Macau registou uma queda na constituição de sociedades e no capital social das novas empresas, menos 94,9% no segundo trimestre do ano, em relação a igual período do ano, informaram hoje as autoridades.

Macau regista menos sociedades, capital social das novas empresas cai
Notícias ao Minuto

06:47 - 05/08/20 por Lusa

Economia Macau

"No segundo trimestre de 2020 constituíram-se 1.392 sociedades, ou seja, menos 273, face ao segundo trimestre de 2019", pode ler-se num comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

"O capital social das sociedades constituídas cifrou-se em 111 milhões de patacas [11,8 milhões de euros], menos 94,9%, em termos anuais", de acordo com a mesma nota.

Macau foi dos primeiros territórios a ser afetado pela pandemia do novo coronavírus, o que levou as autoridades a determinar restrições fronteiriças, a enviar funcionários para casa em regime de teletrabalho e a fechar os casinos durante 15 dias (bem como outros estabelecimentos).

A economia, dependente do jogo e do turismo, praticamente paralisou, num território que em 2019 registou quase 40 milhões de visitantes. Só em maio o número de visitantes provenientes do interior da China, o maior mercado turístico do território, chegou a cair em maio 99,4%, em termos anuais.

O impacto da pandemia na economia, obrigou o Governo a avançar com um plano inédito destinado a ajudar as pequenas e médias empresas (PME) e a população.

Só em três meses, Macau injetou cerca de 4,3 mil milhões de patacas (460 milhões de euros) nas PME, em juros bonificados, dinheiro que estava incluído nos 38,95 mil milhões de patacas (4,15 mil milhões de euros) que saíram da reserva especial como resposta de emergência à crise.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório