Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ncondezi Energy submete estudo sobre futura central elétrica a carvão

A empresa Ncondezi Energy submeteu à Eletricidade de Moçambique (EDM) um estudo que avalia opções de transmissão de energia para o projeto de construção de uma central elétrica movida à carvão em Tete, no centro do país, anunciou a companhia em comunicado.

Ncondezi Energy submete estudo sobre futura central elétrica a carvão
Notícias ao Minuto

12:56 - 04/08/20 por Lusa

Economia Moçambique

um passo fantástico termos submetido a versão final do Estudo de Integração Sobre Transmissão à EDM para revisão', disse Hanno Pengilly, diretor executivo da Ncondezi, citado no comunicado enviado à comunicação social.

O documento submetido pela empresa à EDM avalia as opções existentes para a transmissão de energia a partir de projeções feitas com base no atual contexto, refere a empresa.

"Os resultados parecem encorajadores e identificaram diversas otimizações com potencial para melhorar o custo da linha de transmissão, fortalecer a rede e facilitar futuros planos de expansão", acrescenta.

A Ncondezi tem preparado nos últimos anos, para começar a produzir em 2023, a construção de uma central elétrica a carvão associada a uma mina a céu aberto no distrito de Moatize, que a vai alimentar, e que numa primeira fase deverá garantir ao mercado moçambicano 300 MW de energia, subindo depois para 1.800 MW.

O projeto prevê ainda exportação para a África do Sul e Zimbábue.

A empresa tem entre os acionistas de referência a Africa Finance Corporation (19.48%) e a empresa polaca Polenergia (10,31%).

A General Electric e a China Machinery Engineering Corporation (CMEC) são os parceiros estratégicos do projeto, com um leque de obras realizadas no setor da energia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório