Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vodafone teve o "melhor desempenho" no 3G e 4G na AML

A Vodafone foi o operador de telecomunicações com "melhor desempenho" nas tecnologias 3G e 4G, de acordo com um estudo de avaliação do serviço de comunicações móveis hoje divulgado pelo regulador Anacom.

Vodafone teve o "melhor desempenho" no 3G e 4G na AML
Notícias ao Minuto

12:20 - 03/08/20 por Lusa

Economia Anacom

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) divulgou hoje o seu terceiro estudo - depois das regiões do Alentejo e Norte - de avaliação de desempenho dos serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal na Área Metropolitana de Lisboa.

Esta área abrange 18 municípios e cerca de três mil quilómetros quadrados, ou seja, 3% da superfície do país, refere a Anacom.

"O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global", adianta.

No GSM (2G) "registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores, enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone", lê-se no comunicado da entidade reguladora setorial.

De acordo com o estudo, "o serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas", sendo que "em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador".

Nos serviços de dados, o desempenho global foi "bom", adianta, "não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados".

Relativamente à transferência de ficheiros, "registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no 'download' e no 'upload', com algumas diferenças de desempenho entre os operadores".

O serviço de navegação na Internet "registou razoáveis durações médias de transferência de páginas 'web', de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores".

Por outro lado, o serviço vídeo 'streaming' do Youtube "registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores", refere o estudo.

"O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 06 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6.550 sessões de dados e 589.937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65.549 medições de sinal rádio, por indicador e operador", adianta a Anacom.

"Foram percorridos 285 quilómetros em testes", acrescenta o regulador.

A Anacom prevê continuar ainda este ano os estudos relativos às restantes regiões de Portugal Continental, a que se seguirão os das regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório