Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Abanca mantém interesse em comprar em Portugal mas desistiu do Eurobic

O presidente do Abanca, Juan Escotet Rodríguez, disse hoje que o grupo desistiu definitivamente de comprar o português Eurobic, mas que continua interessado em crescer em Portugal e irá olhar para eventuais possibilidades de aquisições.

Abanca mantém interesse em comprar em Portugal mas desistiu do Eurobic
Notícias ao Minuto

12:23 - 03/08/20 por Lusa

Economia Banca

"Desistimos de forma definitiva de uma possível aquisição [do Eurobic], contudo, o interesse em Portugal continua", disse Escotet, em conferência de imprensa 'online' desde Espanha.

Já o mercado português, acrescentou, continua a ser estratégico para o posicionamento ibérico do banco pelo que o grupo "segue com muito interesse" as oportunidades e irá avaliar alternativas que surjam.

O grupo espanhol Abanca anunciou hoje que teve lucros consolidados de 133 milhões de euros no primeiro semestre deste ano (menos 47% do que no mesmo período de 2019), num período marcado pela constituição de 163 milhões de euros de provisões para fazer face a perdas desencadeadas pela crise pandémica.

Segundo os resultados hoje conhecidos, a operação em Portugal contribuiu para cerca de 8% do resultado consolidado do grupo.

O banco espanhol reforçou em 2018 a sua operação em Portugal com a compra da unidade de banca de retalho do Deutsche Bank. Até então, apenas tinha uma pequena operação em Portugal, com quatro balcões.

Já em janeiro deste ano, foi conhecido o interesse do Abanca em comprar 95% do Eurobic (depois de este ter anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do banco português, uma medida para "salvaguardar a confiança na instituição", segundo a entidade financeira, após a divulgação de documentos de uma investigação jornalística, num caso designado de 'Luanda Leaks'), tendo iniciado negociações com esse objetivo com os acionistas do banco.

Em maio, o Abanca disse que tinha renovado a aposta na compra do Eurobic, mas por um preço inferior ao inicial, devido ao "efeito adverso" provocado pela covid-19.

Contudo, em junho, o grupo espanhol anunciou que desistiu da compra "uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".

O Abanca comprou em Espanha, em 2019, o Banco Caixa Geral à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório