Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Vista Alegre Atlantis passa a prejuízos de 3,4 milhões no 1.º semestre

O grupo Vista Alegre Atlantis teve prejuízos de 3,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, que comparam com lucros de 3,7 milhões de euros no mesmo período de 2019, divulgou hoje a empresa.

Vista Alegre Atlantis passa a prejuízos de 3,4 milhões no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

12:41 - 01/08/20 por Lusa

Economia Vista Alegre

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo que detém as marcas centenárias Vista Alegre e Bordallo Pinheiro indicou que o volume de negócios caiu 26% para 42,6 milhões de euros.

A maior descida no volume de negócios foi no segmento de 'porcelanas e complementares', tendo caído 62% em termos homólogos para 9,7 milhões de euros.

Já o segmento de 'grés forno' aumentou 48% para 14,7 milhões de euros. Em 'faiança' o volume de negócios desceu 17% para 3,1 milhões de euros, em 'grés mesa' caiu 9% para 10 milhões de euros e em 'cristal e vidro' caiu 26% para 5,1 milhões de euros.

Os mercados externos representaram 83,2% do volume de negócios da empresa entre janeiro e junho.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 65% para 4,1 milhões de euros.

A dívida consolidada era, em 30 de junho, de 106 milhões de euros, praticamente estável face a dezembro passado.

No segundo trimestre deste ano, a Vista Alegre Atlantis assegurou a contratualização de duas novas encomendas no valor de 16,2 milhões de euros para o segundo semestre.

A Vista Alegre Atlantis disse ainda que, em junho, o volume de negócios superou o de período homólogo atingindo 9,2 milhões de euros (acima dos 8,7 milhões de euros de junho de 2019), o que considera um "importante sinal da recuperação gradual da sua atividade face ao cenário negativo vivido no pico da pandemia".

Esta semana, o grupo anunciou a retoma da atividade em pleno a partir de hoje (01 de agosto), deixando de recorrer "a quaisquer medidas de 'lay-off'" em todas as empresas.

"Apesar das circunstâncias excecionais que se vivem e do cenário de incerteza no contexto da pandemia covid-19, têm-se verificado sinais de recuperação gradual da atividade da VAA", pode ler-se no comunicado, onde o grupo realça que o volume de negócios em junho aumentou 6% face ao período homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório