Meteorologia

  • 05 AGOSTO 2020
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 33º

Edição

Processo contra ex-gestores da CGD está a seguir os seus trâmites

O presidente executivo da CGD disse hoje que o dossiê relativo a eventuais processos contra ex-gestores está a seguir o seu caminho e que foram feitas propostas às "autoridades competentes", mas sem explicar o conteúdo dessas propostas.

Processo contra ex-gestores da CGD está a seguir os seus trâmites
Notícias ao Minuto

20:43 - 31/07/20 por Lusa

Economia CGD

Há um ano, em 30 de julho de 2019, Macedo tinha dito que ainda iriam demorar algum tempo eventuais processos do banco público contra ex-gestores, relativamente a operações aprovadas que se revelaram ruinosas para o banco.

O gestor explicou, então, que este é um tema complexo, que inclui análise jurídica dos casos, análise financeira, análise de informação sobre processos-crime e sobre contraordenações e contraditório (para as pessoas em causa se poderem defender) até o banco poder apresentar propostas de responsabilização ao acionista (o Governo, em nome do Estado).

A Caixa "não é um órgão de justiça criminal, não é juiz. Fará o seu trabalho, mas não por causa de uma notícia sair no jornal", disse então Macedo.

Questionado hoje, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais, sobre o estado desse processo, o gestor disse que a CGD fez "as notificações judiciais avulsas que entendeu e propostas às autoridades competentes".

"Tanto quanto sabemos fizeram o seu caminho e está a seguir os seus trâmites, não ficou parado de certeza", acrescentou apenas Macedo, sem dar mais detalhes sobre o tema.

A Caixa Geral de Depósitos divulgou hoje lucros de 249 milhões de euros no primeiro semestre, uma diminuição de 41% face ao mesmo período do ano anterior, tendo constituído 156 milhões de euros de imparidades.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório