Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Para os mais novos... É mais apropriado dar mesada ou semanada?

É claro que esta é uma decisão da família, não há uma resposta certa, mas o ponto de vista dos especialistas pode ajudar a escolher o melhor caminho.

Para os mais novos... É mais apropriado dar mesada ou semanada?
Notícias ao Minuto

07:30 - 01/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Dinheiro

A gestão do dinheiro deve ser um tema abordado no seio familiar, até porque é importante que os mais novos compreendam a necessidade de se fazer uma 'boa' gestão do dinheiro desde cedo. Por isso, pode ser levantada, por vezes, a seguinte questão: É melhor dar uma mesada ou semanada? 

Antes de mais, deve saber que não há uma resposta certa. Esta é uma escolha que cabe apenas (e só) à família. Depende de vários aspetos e principalmente da disponibilidade financeira de cada uma. Porém, os especialistas recomendam que se comece pela semanada... e depois logo se avança para a mesada: 

"Optar por uma em detrimento de outra é uma decisão da família. No entanto, especialistas em educação financeira defendem que deve depender da idade e da própria criança. Assim, numa fase inicial pode escolher dar uma semanada e mais tarde passar para uma mesada", refere a clinica especializada em finanças pessoais Doutor Finanças

Da mesma maneira que não há uma resposta certa para a questão em cima levantada, também não há um montante exato que deve atribuir - mais uma vez, depende da disponibilidade financeira de cada família. Porém, há algumas dicas que podem ajudar: 

"Consoante a maturidade e os conhecimentos da criança, pode começar a atribuir uma semanada a partir dos cinco ou seis anos de idade, por volta da entrada na escola primária, quando já sabem contar e fazer contas básicas. Não existe um montante pré-definido, mas, por exemplo, em vez de dar apenas uma moeda por semana, divida o montante em moedas de menor valor e incentive a criança a dividir o dinheiro por vários mealheiros - gastar, poupar e ajudar", adianta o Doutor Finanças. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório