Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente indigitado do BPI considera lucros "bons" dada a conjuntura

O presidente executivo indigitado do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, classificou hoje os lucros de 42,6 milhões de euros como um resultado bom, dada a conjuntura económica associada à pandemia de covid-19.

Presidente indigitado do BPI considera lucros "bons" dada a conjuntura
Notícias ao Minuto

12:40 - 31/07/20 por Lusa

Economia BPI

"Quando refiro que os resultados são bons, é preciso pôr em contexto que quando esta crise começou, o nível de incerteza era muito grande, e o impacto do mundo onde nós temos taxas de juro negativas, uma enorme pressão nas comissões e um abrandamento da atividade como não tínhamos antes, era expectável que os resultados fossem piores", disse João Pedro Oliveira e Costa na conferência de imprensa de apresentação de resultados do BPI, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O sucessor de Pablo Forero sustentou a sua argumentação com o facto de que "o banco aumenta a margem financeira, os depósitos, o crédito, ou seja, aumenta o volume de negócio, e ganha quota nos negócios principais onde está".

"Eu tenho que sentir que os resultados, no contexto atual, são bons", disse o presidente executivo indigitado do BPI, que admitiu, porém, que "gostaria que fossem muito melhores" se não fosse o surgimento da pandemia de covid-19.

João Pedro Oliveira e Costa afirmou também que os números do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre hoje divulgados (queda de 16,5% face ao mesmo período de 2019, e de 14,1% face ao primeiro trimestre) "estão em linha" com as previsões do BPI e "não alteram" o cenário do banco para o conjunto do ano.

BPI teve lucros de 42,6 milhões de euros no primeiro semestre, menos 68% do que no mesmo período do ano passado, tendo registado 83 milhões de euros em imparidades, divulgou hoje o banco em comunicado ao mercado.

As imparidades criadas entre janeiro e junho foram de "caráter preventivo", segundo o banco detido pelo grupo espanhol Caixabank, relacionadas com a crise económica desencadeada pela covid-19.

Na atividade em Portugal, o lucro foi de 6,5 milhões de euros, menos 92,6% face a período homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório