Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Economia italiana cai 17,3% no 2.º trimestre, a maior queda de sempre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália diminuiu 17,3% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2019, um decréscimo "sem precedentes" devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o instituto nacional de estatística italiano (Istat).

Economia italiana cai 17,3% no 2.º trimestre, a maior queda de sempre
Notícias ao Minuto

11:18 - 31/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

Esta queda, calculada com dados preliminares, bem como a de 12,4% face ao primeiro trimestre de 2020, são reduções nunca antes vistas na série histórica, iniciada em 1995.

Estes decréscimos aprofundam a recessão do país, depois do PIB de Itália ter recuado no primeiro trimestre 5,5% face ao mesmo período de 2019 e 5,4% face ao último trimestre de 2019.

Os resultados do segundo trimestre são totalmente atribuídos aos efeitos do confinamento e bloqueio do país pela covid-19 entre março e junho.

A contração da economia italiana afeta "todos" os setores produtivos: agricultura e pesca, indústria e o setor dos serviços.

O Istat salienta que o colapso da economia italiana, considerada a terceira potência da zona euro, faz parte de "um contexto internacional em que as principais economias estão a sofrer reduções semelhantes" devido à pandemia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório