Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Bares e discotecas vão poder reabrir desde que cumpram regras dos cafés

A legislação deverá ser aprovada esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros.

Bares e discotecas vão poder reabrir desde que cumpram regras dos cafés
Notícias ao Minuto

08:20 - 30/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Bares e discotecas

Os empresários e trabalhadores do setor dos bares e discotecas começam a ver uma luz ao fundo do túnel. De acordo com o jornal Público, o Governo deverá permitir a reabertura destes estabelecimentos, desde que cumpram as regras dos cafés. Esta reabertura será, no entanto, condicionada e com a proibição de que estes locais possam ser usufruídos pelos clientes enquanto espaços de dança e de convívio próximo.

Na quarta-feira, em resposta à questão colocada pelo Notícias ao Minutodurante a habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, sobre se estava nos planos do Governo a retoma da normalidade para o setor dos bares e discotecas, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, adiantou que a questão tem sido colocada em cima da mesa, que têm sido estudadas soluções e que a retoma económica ajustada ao 'novo normal' tem sido um dos objetivos do Governo

"O que temos procurado é uma retoma das atividades económicas, no contexto deste novo normal e todas as semanas o Governo reavalia e reajusta tendo em conta a avaliação da situação epidemiológica e da evolução do número de casos e da avaliação da situação. [Esta quinta-feira] haverá novamente Conselho de Ministros, voltará a haver uma avaliação dessa situação. Esta sinalização das entidades ligadas aos bares e à vida noturna já foi apontada diversas vezes, tem sido acompanhada pelo Ministério da Saúde, da Economia e DGS, têm sido promovidos diálogos no sentido de encontrar soluções. Não consigo antecipar decisões do Conselho de Ministros, mas da nossa parte as entidades do setor podem ter a certeza que têm o máximo de preocupação, mas acomodando as energias para segurança de todos", disse Jamila Madeira.

E hoje, de acordo com a edição do Público, os bares e discotecas vão poder usar espaço exterior como esplanada e, quando esta exista, ocupar a pista de dança com mesas, respeitando as normas de distanciamento social impostas pela DGS.

Medidas que a confirmarem-se, significa o quebrar do "silêncio" da parte do Governo e de que na semana passada se queixaram os empresários de diversão noturna, que diziam sentirem-se "ignorados", devido ao facto de não terem qualquer indicação sobre a reabertura dos estabelecimentos do setor no contexto da pandemia de covid-19, e alertando para uma situação "deveras preocupante".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório