Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Novo apoio do Governo "não vai impedir" despedimentos em empresas

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços informou também que manifestou ao Presidente da República a necessidade de serem criadas medidas que promovam uma reativação do consumo no país. Ainda sobre o encontro o Chefe de Estado, o responsável revelou também que referiu ao Presidente que a CCP vê com "perplexidade" o plano de recuperação desenhado por António Costa Silva.

Novo apoio do Governo "não vai impedir" despedimentos em empresas
Notícias ao Minuto

17:16 - 29/07/20 por Notícias ao Minuto

Economia c

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), defendeu, esta quarta-feira, que o novo apoio à retoma lançado pelo Governo representa um conjunto de medidas que "são muito difíceis de aplicar na prática e que vão abranger um número muito restrito de empresas". 

Para o responsável, esta substituição do lay-off simplificado "não vai impedir" que, em setembro e outubro, muitas empresas decidam "encerrar ou  reduzir os seus quadros".  

Em conferência de imprensa no Palácio de Belém, após ter estado reunido com o Presidente da República, João Vieira Lopes adiantou também que manifestou a Marcelo Rebelo de Sousa a necessidade de "haver um conjunto de medidas que levem a que os portugueses voltem a consumir mais". 

"Isto é vital para a sobrevivência das empresas. É tão vital como conjuntos de medidas e preocupa-nos que não esteja nada a ser feito nesse sentido como acontece na Alemanha ou noutros países, onde há desde baixas de IVA a incentivos ao consumo", sustentou. 

Ainda sobre o encontro o Chefe de Estado, o responsável revelou que referiu ao Presidente que a CCP vê com "perplexidade" o facto de estarem "praticamente omissos" os setores do Turismo, Comércio e dos Serviços, "que representam cerca de 70% do PIB", no plano de recuperação elaborado e apresentado por António Costa Silva. 

"Como é que no séc. XXI, numa economia como a nossa, se pode definir o seu futuro sem entrar com elementos chave que acrescentam, neste momento, valor? Manifestamos a nossa perplexidade e nosso desagrado face a essas opções ao Presidente da República", acrescentou. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório