Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Poupar começa com a escolha das lâmpadas. Saiba como

As lâmpadas economizadoras ajudam a iluminar a casa de modo mais eficiente, de acordo com a DECO.

Poupar começa com a escolha das lâmpadas. Saiba como
Notícias ao Minuto

09:47 - 23/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia lâmpadas

A poupança pode começar, desde logo, com a escolha das lâmpadas que utiliza na sua casa. De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), as lâmpadas economizadoras, sobretudo as LED, são mais caras, mas permitem poupar na utilização.

Uma das recomendações da associação é que deve escolher as lâmpadas mediante a divisão a que se destinam, quer sejam para a sala de jantar, cozinha ou quarto. Neste artigo, a DECO explica como escolher a lâmpada certa. 

Três coisas que deve ainda saber:  

  • Como poupar com lâmpadas LED - "A iluminação da casa representa 10% dos gastos em eletricidade. As lâmpadas LED já conseguem bater as rivais em eficiência e o preço tem vindo a baixar significativamente. Aposte nas lâmpadas LED para luz ambiente. Ao fim de seis anos, todas as LED continuam a garantir luz e com a mesma intensidade, mesmo ligando e desligando muitas vezes o interruptor."
  • Trocar e reciclarmpadas - "No fim de vida, não deite as lâmpadas no lixo. As compactas fluorescentes incluem mercúrio e as LED muitos componentes metálicos nocivos para o ambiente. É obrigatório alertar o consumidor na lâmpada, com um ícone. As lâmpadas já gastas devem ser sempre entregues na loja onde comprar a nova lâmpada ou nos pontos de recolha de resíduos apropriados. O importante é considerar estes produtos como materiais eletrónicos, que, tal como todos os outros, não devem ser depositados no lixo normal."
  • Proteger a saúde - "A lâmpada não liberta mercúrio quando está acesa, mas, se partir, o mercúrio pode espalhar-se. Este risco é mais reduzido em lâmpadas de invólucro duplo. Ainda assim, caso aconteça uma quebra, areje o local durante, pelo menos, 15 minutos e com um pedaço de cartão, varra o vidro partido e o mercúrio para um frasco de vidro ou saco de plástico e feche-os. Não use o aspirador. Lave o chão com um pano húmido e deite-o fora quando terminar."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório