Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Bruxelas. Conversações à margem prosseguem a meio da madrugada

O Conselho Europeu que decorre em Bruxelas em busca de um acordo sobre o plano de relançamento da UE continua interrompido para conversações à margem, que se prolongam há já cinco horas e meia.

Bruxelas. Conversações à margem prosseguem a meio da madrugada
Notícias ao Minuto

04:40 - 20/07/20 por Lusa

Economia UE/Cimeira

Depois do jantar de trabalho no domingo, o presidente do Conselho Europeu interrompeu a reunião plenária, supostamente por 45 minutos, segundo o anúncio do seu porta-voz, mas às 05:00 locais (04:00 de Lisboa) os trabalhos formais ainda não foram retomados, apesar de os chefes de Estado e de Governo terem recebido indicações durante a madrugada de que a reunião plenária recomeçaria às 04:15 locais.

De acordo com fontes europeias, o objetivo de Charles Michel para esta madrugada passa por tentar 'fechar' o Fundo de Recuperação -- deixando as negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual da União de 2021-2027 para depois de algumas horas de sono -, e sobre a mesa estará uma proposta que mantém o montante global do mesmo em 750 mil milhões de euros -- como propunha a Comissão -, mas repartidos de forma igual entre subsídios a fundo perdido e empréstimos (375 mil milhões cada).

Tanto o plano franco-alemão como a proposta da Comissão Europeia defendiam subvenções num montante de 500 mil milhões de euros, algo rejeitado pelos chamados países 'frugais' (Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca), que exigiam que as subvenções ficassem abaixo dos 400 mil milhões de euros.

Reunidos desde sexta-feira de manhã, os líderes europeus não lograram ainda chegar a um acordo sobre o próximo quadro orçamental para 2021-2027 e o Fundo de Recuperação, os pilares do plano de relançamento da economia europeia para superar a crise da covid-19.

Domingo, terceiro dia de cimeira, ficou marcado por uma longa ronda de consultas, que se prolongou de manhã até ao início da noite, com os 27 a reunirem-se todos à mesa apenas perto das 19:30 locais (18:30 de Lisboa), para um jantar de trabalho, após o qual teve então lugar nova interrupção da sessão plenária, que ainda não foi retomada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório