Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

China bane importação de ovelhas? Ministério diz que Portugal não exporta

O Ministério da Agricultura lembra que em Portugal surtos "são muito esporádicos" e garante que a doença está "sob vigilância das autoridades portuguesas há vários anos".

China bane importação de ovelhas? Ministério diz que Portugal não exporta
Notícias ao Minuto

14:20 - 16/07/20 por Noticias ao Minuto

Economia Ovelhas portuguesas

Após ter sido noticiado esta quarta-feira que as alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal devido a um surto em ovinos na Guarda, o Ministério da Agricultura veio esclarecer a polémica. 

Em comunicado, a tutela, através da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), começou por revelar que "Portugal não exporta pequenos ruminantes para a China"

Quanto ao alegado surto epizoótico nas ovelhas, também conhecido como 'Scrapie', o Ministério da Agricultura esclarece que foram detetados dois casos em Portugal:  "Um na Cova da Beira, que foi comunicado em dezembro de 2019 à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e outro na Meda, que também foi comunicado este mês à mesma organização, tal como é obrigatório nos termos da legislação", pode-se ler na referida nota.

Em ambos os casos, cerca de 70 animais foram abatidos para garantir que a doença não se espalhava. "Recorde-se que casos de 'Scrapie' clássico detetados em Portugal são muito esporádicos, e que esta é uma doença sob vigilância pelas autoridades portuguesas há vários anos, não existindo qualquer evidência da sua transmissão ao homem", sublinhou ainda a tutela. 

A paraplexia enzoótica é uma doença neurodegenerativa fatal que acomete o sistema nervoso de ruminantes, sendo mais comum em ovinos. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório