Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Navigator Company apresenta ferramenta online para produtores florestais

A empresa portuguesa The Navigator Company (antigo Grupo Portucel/Soporcel) apresentou hoje, no Luso, Mealhada, o projeto "Produtores Florestais", uma ferramenta de apoio a investidores e trabalhadores florestais, que irá funcionar através de um 'website'.

Navigator Company apresenta ferramenta online para produtores florestais
Notícias ao Minuto

13:30 - 16/07/20 por Lusa

Economia Empresas

uma iniciativa disponível através de um 'website', que visa apoiar os diversos 'players' da floresta no desenvolvimento de uma floresta mais produtiva e ambientalmente responsável, assente em padrões de gestão responsável e de sustentabilidade económica, ambiental e social", apresentou a empresa.

A Navigator descreve "Produtores Florestais" como um "projeto aberto e que envolve produtores, proprietários florestais e todos os 'stakeholders' relevantes ligados ao poder local, associações, prestadores de serviços e decisores políticos na área da floresta e do território".

O projeto, garante a empresa, "pretende, também, estimular a comunicação entre todos os que têm ou que pretendem vir a ter uma relação profissional ou de rendimento ligada à floresta", funcionando como "um veículo de partilha de conhecimento, contribuindo para uma floresta mais bem gerida em Portugal, abrindo uma janela de conhecimento e de aperfeiçoamento técnico sobre a silvicultura e as florestas de produção".

Segundo dados avançados pela Navigator, o volume de negócios total das indústrias florestais ligadas a estes subsetores foi de 10 mil milhões de euros em 2018, o que representou perto de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Na base desta cadeia, segundo dados mais recentes de 2017, a silvicultura e a exploração florestal representaram um valor total de 1.260 milhões de euros, correspondente a perto de 0,6% do Produto Interno Bruto", garante a empresa.

Ainda segundo a mesma fonte, o setor florestal - silvicultura, indústria e comércio de base florestal - mobiliza cerca de 24 mil empresas, representando 2% do total nacional.

"São cerca de 8 mil empresas na silvicultura, mais de 10 mil na indústria e perto de 6 mil nas atividades de comércio de base florestal, responsáveis por mais de 100 mil empregos diretos", garante a Navigator.

Para reforçar o peso das florestas, a empresa refere que Portugal tem uma variedade de espécies florestais superior a muitos outros países europeus, com a mancha florestal a ocupar mais de um terço do território nacional (36%).

"A diversidade da floresta faz com que Portugal seja o quarto país europeu com maior percentagem de floresta protegida: cerca de 22%, atrás da Itália (33%), da Alemanha (29%) e do Liechtenstein (26%)", garante a Navigator.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório