Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CFP aponta para défice de 6,9% do PIB com auxílio à TAP no cenário base

Isto, sublinhe-se, num cenário base, porque considerando o cenário adverso esse valor pode crescer para 9,8%, de acordo com o relatório sobre a Evolução Orçamental das Administrações Públicas até março, divulgado pelo CFP.

CFP aponta para défice de 6,9% do PIB com auxílio à TAP no cenário base
Notícias ao Minuto

13:02 - 16/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia CFP

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) estima que o défice vai crescer para 6,9% do produto interno bruto (PIB) este ano, incorporando o auxílio à TAP, acima das previsões de 6,5% do PIB divulgadas no relatório Perspetivas Económicas e Orçamentais no início de junho

Isto, sublinhe-se, num cenário base, porque considerando o cenário adverso esse valor pode crescer para 9,8%, de acordo com o relatório sobre a Evolução Orçamental das Administrações Públicas até março

"Em qualquer dos cenários, não foi admitido o auxílio financeiro do Estado à TAP. Considerando o impacto daquele apoio financeiro no saldo, a previsão do CFP para o saldo resultaria num défice de 6,9% do PIB no cenário base e de 9,8% do PIB no caso do cenário adverso, o mesmo sucedendo para a projeção da dívida que elevaria o rácio para 133,5% do PIB no cenário base e para 142,3% do PIB no cenário severo", pode ler-se. 

O CFP estima uma queda do PIB entre 7,5% e 11,8% este ano devido à pandemia da Covid-19 e o início da recuperação em 2021. 

Devido à "elevada incerteza e riscos inerentes" no atual contexto de pandemia, o organismo optou por apresentar dois cenários macroeconómicos, um cenário base e um cenário severo, tendo em conta o impacto das medidas de confinamento e de política económica e orçamental.

A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um "auxílio de emergência português" à companhia aérea TAP, um apoio estatal de 1.200 milhões de euros para responder às "necessidades imediatas de liquidez" com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório