Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens prolongam estadia em casa dos pais. A culpa é do salário e emprego

Estudo da Gulbenkian revela que 63,4% dos jovens adultos em Portugal moravam em casa dos pais em 2017. E há motivos.

Jovens prolongam estadia em casa dos pais. A culpa é do salário e emprego
Notícias ao Minuto

09:15 - 16/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Jovens

Há cada vez mais jovens a prolongar a estadia em casa dos pais. Em 2017, 63,4% dos jovens adultos em Portugal - com idades entre os 18 e os 34 anos - ainda viviam na casa dos pais, de acordo com o estudo 'Habitação Própria em Portugal numa Perspetiva Intergeracional', realizado pela Gulbenkian. 

E há motivos. O mesmo estudo revela que os baixos salários e a instabilidade do emprego são algumas das razões que contribuem para que esta taxa continue a crescer. 

"Portugal tem um dos valores europeus mais elevados de jovens adultos entre os 18 e 34 anos a viver em casa dos pais, tendo aumentado de 55,2% em 2004, para 63,4% em 2017. A crise económica agravou a instabilidade no emprego, reduziu os rendimentos, e contribuiu para prolongar a permanência dos jovens em casa dos pais", pode ler-se no estudo da Fundação Gulbenkian.

Os dados da Gulbenkian analisam a tendência desta taxa desde 2004, ano em que se situava nos 55,2%. Depois, manteve o crescimento até 2010, ano a partir do qual se assistiu a uma ligeira descida. De 2012 (60,5%) até 2017 a trajetória foi de crescimento - à exceção de 2016. 

Notícias ao MinutoEm 2017, 63,4% dos jovens adultos moravam em casa dos país© 'Habitação Própria em Portugal numa Perspetiva Intergeracional', estudo da Gulbenkian

Qual o papel dos Governos? De acordo com o mesmo estudo, há duas formas diferentes de os governos intervirem nesta situação: "O primeiro é garantir que todos os jovens tenham oportunidades iguais de deixar a casa dos pais e viver de forma independente; o segundo é melhorar o acesso dos jovens à habitação", pode ler-se. 

Leia Também: Abono de família extra abrangerá 974 mil crianças e jovens em setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório