Os condutores de carros com matrículas estrangeiras já podem aderir online ao sistema Easytoll, que permite que estes automóveis circulem nas autoestradas portuguesas utilizando os sistemas de cobrança de portagens eletrónicos - também conhecidos por pórticos -, anunciou o Ministério das Infraestruturas e Habitação, esta quarta-feira.
Em comunicado, a tutela explica que a solução foi elaborada pela Infraestruturas de Portugal e vem "simplificar o serviço prestado aos visitantes", uma vez que assim podem aderir ao Easytoll online, mesmo "através de dispositivos móveis".
A adesão pode ser feita no Portal de Portagens da IP, através deste link e a subscrição é válida por 30 dias.
"colocar as novas tecnologias e o novo mundo digital ao serviço das pessoas é um objetivo constante da Infraestruturas de Portugal, S.A., na busca de cada vez melhores infraestruturas e de melhor qualidade dos serviços prestados. Acreditamos muito no sucesso desta medida", refere o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, citado no mesmo comunicado.
De acordo com a tutela, o Easytoll é uma solução de pagamento automático válido para veículos de matrícula estrangeira em autoestradas com sistemas de cobrança de portagem exclusivamente eletrónicos, ou seja, sem praça de portagem nas entradas e saídas, que associa um cartão bancário à matrícula do veículo.
O Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa já tinha chamado o Governo à atenção para a necessidade de acautelar o funcionamento dos pórticos das portagens quando os emigrantes visitam Portugal durante as férias de verão.
Com esta solução, os condutores já não precisam de se deslocar a uma praça de adesão num momento prévio à sua circulação na autoestrada.