Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

FMI: Independência do banco central da Ucrânia é condição de ajuda

A independência do banco central da Ucrânia (BNU) é uma condição 'sine qua non' do programa de ajuda negociado recentemente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), insistiu a diretora da instituição financeira depois de uma conversa com o Presidente ucraniano.

FMI: Independência do banco central da Ucrânia é condição de ajuda
Notícias ao Minuto

23:46 - 14/07/20 por Lusa

Economia BNU

Esta insistência foi feita depois de o parlamento ucraniano ter ratificado na sexta-feira a saída do respeitado presidente do banco central, que tinha apresentado a sua demissão denunciando "pressões políticas".

Em comunicado, a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou: "É do interesse da Ucrânia preservar a independência do BNU e é também uma exigência do programa atual apoiado pelo FMI".

Por seu lado, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky procurou tranquilizar o FMI, sublinhando que "a continuação da cooperação com o FMI no quadro de um novo programa é uma prioridade importante para a Ucrânia", segundo um comunicado da presidência.

Um novo candidato para dirigir o banco central vai ser escolhido em função "do seu profissionalismo, da sua integridade e da sua reputação impecável", e apresentado no parlamento "até ao fim da semana", disse também Zelensky.

A demissão de Iakiv Smolii, que dirigia o banco central desde há dois anos, inquietou ocidentais e empresários ucranianos, por recearem que entravasse o financiamento do FMI.

Aos deputados, Smolii explicou a sua decisão se deveu a "pressões políticas sistémicas" que pretendiam que o banco central tomasse "decisões que não eram fundadas economicamente" e que "arriscavam sair caras à economia nacional e à Ucrânia".

O FMI aprovou em 09 de junho um programa de ajuda à Ucrânia de cinco mil milhões de dólares, atribuindo imediatamente 2,1 mil milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório