Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Preços em Cabo Verde inalterados em junho

Os preços em Cabo Verde ficaram inalterados em junho, mantendo-se a inflação em valor negativo desde o início do ano, segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, divulgado hoje.

Preços em Cabo Verde inalterados em junho
Notícias ao Minuto

12:37 - 14/07/20 por Lusa

Economia INE

No mês de junho, marcado pelo início do plano de desconfinamento gradual após dois meses de estado de emergência para conter a pandemia de covid-19, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) "registou uma taxa de variação mensal de 0,0%", refere o relatório do INE.

Esta evolução compara com as quedas nos preços de 0,5% em maio e de 0,3% em janeiro e a subida de 0,1% em fevereiro. Em março, os preços não tinham sofrido qualquer oscilação e em abril voltaram a descer, 0,3% segundo o INE.

Desde o início do ano (seis meses), a taxa de variação acumulada do IPC continua negativa, refletindo uma quebra global nos preços de 0,9%, um valor 2,1 pontos percentuais inferior ao mesmo período de 2019.

Em junho, ainda segundo o INE cabo-verdiano, o IPC registou uma variação média, no acumulado dos 12 meses, de 1,1%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior.

O Governo cabo-verdiano inscreveu para este ano, no Orçamento do Estado ainda em vigor, uma previsão para a inflação acumulada de 1,2% (até dezembro). Contudo, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, a proposta de Orçamento Retificativo, em análise no parlamento, reduziu a taxa de inflação esperada para este ano para 1,0%.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 1,9% em 2019, segundo dados divulgados em janeiro pelo INE, dentro do intervalo definido pelo Governo.

No Orçamento do Estado de 2019, o Governo inscreveu uma previsão de inflação de janeiro a dezembro de 1,5 a 2,0%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório