Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fundo de recuperação é um acordo "muito necessário", diz Centeno

O antigo presidente do Eurogrupo, cujo mandato terminou no domingo, pede um acordo no Conselho Europeu.

Fundo de recuperação é um acordo "muito necessário", diz Centeno
Notícias ao Minuto

10:14 - 14/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Centeno

O antigo presidente do Eurogrupo Mário Centeno, que abandonou o organismo informal da zona euro no domingo, defende que o fundo de recuperação é um acordo "muito necessário" para que a economia europeia recupere da crise gerada pela pandemia da Covid-19. 

Em entrevista à Bloomberg, Centeno disse esperar que os líderes da União Europeia (UE) possam chegar a um acordo ainda esta semana relativamente ao fundo de recuperação. 

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 voltam a reunir-se fisicamente num Conselho Europeu agendado para sexta-feira e sábado, no qual vão tentar chegar a um compromisso sobre o Fundo de Recuperação e o próximo orçamento plurianual da União para ultrapassar a profunda crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Sobre a mesa estão as propostas de um Fundo de Recuperação da economia europeia no pós-pandemia, no montante global de 750 mil milhões de euros -- 500 mil milhões em subvenções e 250 mil milhões em empréstimos -, e de um Quadro Financeiro Plurianual revisto para 2021-2027, no valor de 1,1 biliões de euros.

Portugal poderá vir a arrecadar um total de 26,3 mil milhões de euros, 15,5 mil milhões dos quais em subvenções e os restantes 10,8 milhões sob a forma de empréstimos (voluntários) em condições muito favoráveis.

Segunda-feira foi o primeiro dia de Paschal Donohoe na liderança do Eurogrupo, sucedendo assim ao antigo ministro das Finanças português Mário Centeno, cujo mandato terminou no domingo, dia 12 de julhoDonohoe é irlandês e foi eleito para liderar o organismo informal que reúne os ministros das Finanças da zona euro na semana passada. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório