Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Défice orçamental dos EUA com valor recorde em junho

O Governo federal norte-americano registou em junho o maior défice orçamental mensal na sua história, com as despesas de combate ao novo coronavírus a crescerem acentuadamente e as receitas fiscais a caírem devido ao disparar do desemprego.

Défice orçamental dos EUA com valor recorde em junho
Notícias ao Minuto

21:13 - 13/07/20 por Lusa

Economia Governo

O Departamento do Tesouro informou hoje que o défice em junho foi de 864 mil milhões de dólares (761 mil milhões de euros), o que supera o máximo anterior, registado em abril, de 738 mil milhões de dólares.

O montante está associado aos biliões (milhão de milhões) de dólares que o Congresso aprovou para diminuir o impacto dos encerramentos generalizados que ocorreram para procurar conter a propagação da pandemia.

Nos primeiros nove meses do ano orçamental, que começou em 01 de outubro, o défice totaliza 2,74 biliões de dólares, o que é também um recorde para o período em apreço.

Esta evolução coloca o país na via de registar um défice anual de 3,7 biliões de dólares, como previsto pelo Gabinete do Congresso para o Orçamento (CBO, na sigla em inglês).

A concretizar-se, este total vai superar o recorde em vigor, de 1,4 biliões, ocorrido em 2009, quando o Governo gastou fortemente para tirar os EUA da recessão provocada pela crise financeira de 2008.

Até agora, as receitas orçamentais foram de 2,26 biliões de dólares, menos 13,4% do que no mesmo período do ano passado, enquanto a despesa subiu 49,1%, para cinco biliões.

As estimativas do CBO de défice para o conjunto do ano podem mesmo ser superadas, conforme evolua a economia.

Os EUA entraram em recessão em fevereiro, o que acabou um inédito período de expansão económica de quase 11 anos.

O Congresso dos EUA já aprovou ajudas à economia no montante de três biliões de dólares.

Quando retomarem os trabalhos, em 20 de julho, os congressistas devem discutir a pretensão dos democratas de prolongarem a duração dos subsídios de desemprego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório