Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Mundial concede empréstimo de 5 milhões a agricultores timorenses

A Corporação Financeira Internacional, do grupo Banco Mundial, anunciou hoje um empréstimo de até cinco milhões de dólares (4,14 milhões de euros) à maior instituição de microfinanças de Timor-Leste, direcionada para o financiamento de agricultores.

Banco Mundial concede empréstimo de 5 milhões a agricultores timorenses
Notícias ao Minuto

06:07 - 13/07/20 por Lusa

Economia Banco Mundial

Em comunicado, a Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), explica que o empréstimo ao Kaebauk Investimentu no Finansas, S.A. (KIF) permitirá a mais de 10 mil pessoas, 75% das quais mulheres, conseguir acesso a financiamento nos próximos quatro anos.

Trata-se, explica o comunicado enviado hoje à Lusa, de "ajudar a desenvolver o setor agrícola de Timor-Leste e expandir o escasso mercado agro-financeiro do país".

A agricultura é a principal fonte de emprego e rendimento para 70% da população rural do país, porém o acesso ao financiamento "é um problema, com apenas nove por cento dos adultos a terem acesso ao crédito formal".

"Apenas 32% das mulheres estão na força de trabalho e muitas vezes não podem pedir empréstimos às instituições financeiras por falta de histórico de crédito e comprovativo de rendimento", explica a IFC.

Angelo Soares, CEO da KIF, explicou que o financiamwento permitirá expandir a capacidade da instituição "líder de mercado na concessão de microcrédito" a "oferecer acesso ao financiamento a mais pessoas, especialmente mulheres" e agricultores.

"Estamos a expandir o nosso negócio de financiamento agro-financeiro, em linha com a prioridade do país de desenvolver o setor agrícola e garantir que mais agricultores e empresas do setor, incluindo as detidas por mulheres, possam ter acesso ao financiamento de que precisam para cultivar e vender as suas culturas", sublinha.

A IFC explica que tem vindo a trabalhar com a KIF para ajudar a desenvolver um novo modelo de financiamento concentrado nos fluxos de caixa, para assim tentar melhorar o financiamento disponível para os agricultores e mulheres rurais.

"Com milhares de agricultores mais capazes de aceder ao financiamento, esperamos que esta nova abordagem de financiamento agrícola se torne um modelo para outras instituições financeiras seguirem no país", explicou Azam Khan, responsável da IFC para a Indonésia, Malásia e Timor-Leste.

"Aumentar o acesso ao financiamento dos agricultores e do agronegócio, especialmente das mulheres, deve ajudar a estimular o setor agrícola de Timor-Leste, numa altura em que o país está a sentir os impactos da pandemia da covid-19", refere.

O pacote de apoio inclui um empréstimo concessional da Janela do Setor Privado da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA PSW) de até 50%, com a IFC a fornecer o saldo de 50 por cento por conta própria.

Recorde-se que a IFC trabalha desde 2013 com a KIF, instituição que está presente nos 12 municípios e na Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) com 22 agências e uma quota de mercado de 67% em microcrédito, com um valor médio de 1.100 dólares (971 dólares).

A empresa serve mais de 14.000 clientes, 71 por cento dos quais são mulheres.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório