Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Instituição Financeira Portuguesa não é entidade autorizada, alerta BdP

O Banco de Portugal alertou hoje que a entidade que usa a designação "Instituição Financeira Portuguesa" e atua através da rede social Facebook não pode exercer qualquer atividade financeira sob a sua supervisão.

Instituição Financeira Portuguesa não é entidade autorizada, alerta BdP
Notícias ao Minuto

18:04 - 10/07/20 por Lusa

Economia Banco de Portugal

"O Banco de Portugal adverte que a suposta entidade que atua sob a designação comercial 'Instituição Financeira Portuguesa', através desta página de Facebook, não se encontra habilitada a exercer em Portugal qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal", lê-se na nota à imprensa hoje divulgada pelo banco central.

O Banco de Portugal indicou ainda que as listas das entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito podem ser consultadas no seu 'site' e no Portal do Cliente Bancário.

O regulador e supervisor bancário tem feito vários alertas sobre entidades não autorizadas que têm tentado atuar como entidades financeiras.

Em março, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse que o organismo internacional Grupo de Ação Financeira alertou para que a atual conjuntura de crise, provocada pela covid-19, "potencia o aparecimento de comportamentos oportunísticos de natureza ilícita, como a oferta de esquemas de investimento fraudulentos e captação de financiamento com base em informação falsa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório