Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Produção de energia limpa da EDP Renováveis cai 9% no primeiro semestre

A produção de energia limpa da EDP Renováveis (EDPR) caiu 9% no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, devido a "menor capacidade instalada", adiantou o grupo em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Produção de energia limpa da EDP Renováveis cai 9% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

19:08 - 09/07/20 por Lusa

Economia EDP Renováveis

Assim, a elétrica produziu 14,7 TWh (terawatts/hora) nos primeiros seis meses deste ano, atribuindo a redução a uma "menor capacidade instalada após a execução da estratégia de 'sell-down' da EDPR", refere.

No primeiro semestre deste ano, "as operações na Europa, América do Norte e Brasil geraram 35%, 63% e 2% do total da produção", revelou a EDPR na mesma nota, sendo que na Europa "a geração decresceu 23%" face a igual período do ano passado "nomeadamente pelo impacto da desconsolidação de 997 MW [megawatts]" em julho de 2019, "no seguimento de uma transação de 'sell-down' e de um menor recurso eólico", justificou o grupo.

Por outro lado, na América do Norte, a geração aumentou 4% face ao período homólogo, para 9,2 TWh, "refletindo a nova capacidade em operação parcialmente impactada pelo menor recurso eólico".

Paralelamente, "no Brasil, a produção decresceu para 388 GWh [gigawatts/hora], devido à desconsolidação" no primeiro trimestre deste ano "de 137 MW relativos ao 'sell-down' dos parques eólicos Babilonia", salientou a EDPR.

No período em análise, a EDPR atingiu um fator de utilização de 32% "refletindo 91% da média esperada para o primeiro semestre", de acordo com o comunicado.

Em junho deste ano, a EDPR geria um portfólio de 11,4 GW, tendo, desde o início do ano construído "213 MW de parques eólicos 'onshore', correspondendo a 13 MW em França e 200 MW nos EUA", adiantou ainda o grupo, acrescentando que, na mesma altura, a empresa contava com 2,3 GW de nova capacidade em construção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório