Cascais considera importante investimento para modernizar ferrovia

O presidente da Câmara Municipal de Cascais considerou hoje importante o financiamento de 50 milhões de euros para modernizar a linha ferroviária entre Lisboa e o concelho, ressalvando que o investimento "não é o total da necessidade da intervenção".

PSD "vai lutar pela vitória" em Lisboa. Novidades só em fevereiro

© Global Imagens

Lusa
09/07/2020 16:10 ‧ 09/07/2020 por Lusa

Economia

Cascais

Em resposta enviada à agência Lusa, o autarca social-democrata revelou que já esperava o financiamento do Fundo de Coesão, aprovado hoje de amanhã pela Comissão Europeia, e elogiou o trabalho do ministro da Infraestruturas e Habitação, com quem tem tido reuniões.

"Já conheci vários ministros com a tutela e de vários governos de cores diferentes. Apenas o ministro Pedro Nuno Santos tem cumprido com os compromissos que assumiu", enalteceu Caros Carreiras.

Para o presidente da Câmara de Cascais, que tem alertado com frequência para a necessidade de investir na linha, a verba peca por tardia, mas "os anteriores governos e respetivos ministros prometeram muito, anunciaram tudo e não fizeram nada".

"Ao cumprir todos os pilares da sustentabilidade [social, económico e ambiental], dá-nos uma ideia clara da importância do investimento", realçou o autarca, acrescentando que "são muitos os cascalenses que precisam de utilizar o comboio para se deslocarem para o trabalho".

Carlos Carreiras disse ainda que a linha ferroviária tem a função de levar turistas a Cascais, que vão conhecer e apoiar a economia local, sublinhando que o transporte coletivo deve ser privilegiado em detrimento do transporte individual, por causa da sustentabilidade ambiental.

A Comissão Europeia aprovou hoje um financiamento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para modernizar a linha ferroviária entre Lisboa e Cascais, anunciou o executivo comunitário.

Os trabalhos a financiar incluem a instalação de novas infraestruturas elétricas, sinalização e sistemas de controlo destinados a tornar as viagens de comboio nesta linha de 25 quilómetros, mais seguras e mais eficientes do ponto de vista energético.

A modernização do sistema de eletrificação resultará numa redução para metade do consumo de energia na linha quando o projeto estiver concluído, em 2023.

A linha ferroviária passa também pelo concelho de Oeiras.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas