Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 32º

Nove em cada 10 jovens com até 30 anos não têm empréstimos, revela estudo

Além disso, a larga maioria diz ter uma (53,6%) ou duas (35,8%) contas bancárias, e 46% não tem qualquer cartão de crédito.

Nove em cada 10 jovens com até 30 anos não têm empréstimos, revela estudo
Notícias ao Minuto

09:45 - 09/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Um estudo divulgado desenvolvido pela OVA Information Management School (NOVA IMS), para a Direção Geral do Consumidor, revela que 90% dos jovens portugueses com até 30 anos não créditos bancários. 

"90,6% dos jovens portugueses não têm crédito à habitação, 89,6% não têm crédito automóvel e 90,9% não têm créditos pessoais", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Além disso, a larga maioria diz ter uma (53,6%) ou duas (35,8%) contas bancárias, e 46% não tem qualquer cartão de crédito.

A conclusão do estudo "revela um fraco envolvimento dos jovens portugueses, entre os 18 e os 30 anos de idade, com o sistema bancário nacional", pode ler-se. 

Mas há mais. Cerca de três quartos dos jovens portugueses sentir-se-iam envergonhados, nervosos e deprimidos se estivessem em situação de sobreendividamento. Dois em cada três inquiridos (66,7%) concordam que afetaria a atividade profissional e mais de metade consideram que as relações com os amigos e familiares seriam prejudicadas.

Importa ainda sublinhar que participaram neste estudo sobre envidamento 405 jovens, entre os 18 e os 30 anos, maioritariamente estudantes a tempo inteiro (45%), empregados (30%) ou estudantes com trabalho a tempo parcial (14% dos inquiridos), maioritariamente com educação superior (74,3%). Do total, 7,4% estavam desempregados. Quatro em cada cinco inquiridos (79,3%) vivem com a família e 76,3% não têm filhos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório