Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Setor da pesca já pediu 10,2 milhões em créditos

O ministro do Mar revelou hoje, no parlamento, que o setor da pesca já pediu 10,2 milhões de euros de crédito, no âmbito da linha de 20 milhões de euros destinada a mitigar o impacto da pandemia de covid-19.

Covid-19: Setor da pesca já pediu 10,2 milhões em créditos
Notícias ao Minuto

21:16 - 07/07/20 por Lusa

Economia Ministro do Mar

"Aprovámos uma linha de crédito de 20 milhões de euros de apoio à pesca e aquicultura, com juros bonificados, para fazer face às necessidades de fundo de maneio e tesouraria. Até ao momento, foram apresentadas 50 candidaturas e 10,2 milhões de euros de crédito solicitado com 650 mil euros de bonificação prevista", avançou Ricardo Serrão Santos, na comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

Em 14 de maio, o Governo disponibilizou uma linha de crédito de 20 milhões de euros para fazer face às necessidades de fundo de maneio e tesouraria.

"Está disponível a partir de hoje a linha de crédito, com juros bonificados, aprovada pelo Governo e dirigida às entidades do setor da pesca e da aquicultura", anunciou, na ocasião, em comunicado, o Ministério do Mar.

As operações de crédito terão um prazo máximo de seis anos e a taxa de juro fixada é equivalente à Euribor a 12 meses, em 01 de janeiro de 2020 (-0,248), acrescida de um 'spread' máximo de 4,5%.

O montante é concedido pelas entidades bancárias que celebrem um protocolo com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), sendo que as operações devem ser contratadas até ao final de 2020.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório