Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Economia italiana recua 11,2% em 2020 e cresce 6,1% em 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) de Itália deverá contrair-se 11,2% em 2020 e crescer 6,1% em 2021, segundo as previsões de verão da Comissão Europeia hoje divulgadas em Bruxelas.

Economia italiana recua 11,2% em 2020 e cresce 6,1% em 2021
Notícias ao Minuto

10:23 - 07/07/20 por Lusa

Economia previsões

Para a taxa de inflação em Itália, Bruxelas prevê que esta seja zero em 2020 e 0,8% em 2021.

De acordo com o documento, o surto da covid-19 e "as medidas de contenção associadas empurraram a economia italiana para uma contração profunda" e as perspetivas de crescimento continuam sujeitas a riscos descendentes.

Bruxelas alerta para que "uma queda prolongada do mercado de trabalho, uma vez expiradas as medidas de emergência [...], poderá travar a recuperação esperada".

"As rigorosas medidas de bloqueio impostas pelo Governo italiano em março, incluindo interrupções de produção, significam que os danos na atividade económica deverão ser ainda maiores no segundo trimestre", refere a Comissão.

Mas os indicadores sugerem que a economia começou a recuperar da quebra de produção infligida pela pandemia da covid-19, logo que as medidas de contenção associadas começaram a diminuir em maio, refere Bruxelas.

Na ausência de uma segunda vaga de contágios, a atividade económica deverá começar a avançar no terceiro trimestre deste ano, ajudada por um apoio político substancial, afirma a Comissão, adiantando que, embora seja provável que a produção industrial acelere mais rapidamente, o turismo e muitos outros serviços relacionados com o consumo deverão recuperar mais gradualmente, amortecendo assim a recuperação da procura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório