Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Sasol abandona pesquisas no mar moçambicano junto a área de conservação

A petrolífera sul-africana Sasol renunciou a uma licença de pesquisas por hidrocarbonetos ao largo da costa de Moçambique depois de avaliar o potencial de exploração e o impacto ambiental, anunciou no domingo em comunicado.

Sasol abandona pesquisas no mar moçambicano junto a área de conservação
Notícias ao Minuto

06:26 - 06/07/20 por Lusa

Economia SASOL

"Após uma avaliação do potencial de exploração e uma avaliação do relatório da fase de pré-viabilidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a Sasol decidiu renunciar à sua licença de pesquisa nos Blocos 16/19 da costa de Moçambique", referiu a empresa.

Os blocos estão situados a este e nordeste do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, primeira área de conservação marinha de Moçambique, ao largo da província de Inhambane.

A petrolífera recebeu a licença em 2005 e realizou pesquisas em águas profundas até 2013, focando-se depois nas águas rasas.

Face à "sensibilidade ambiental da área", a Sasol promoveu um estudo através da firma Golder & Associates de consultoria especializada em meio ambiente que contribuiu para a decisão.

"A Sasol devolverá o Bloco 16/19 na sua totalidade ao Governo de Moçambique", sendo que "já foi enviada, às autoridades moçambicanas relevantes, uma notificação de retirada", concluiu.

A Sasol explora reservas de gás desde 2004 em Temane e Pande, em terra, na província de Inhambane, com gasodutos para a África do Sul e Maputo, alimentando ainda a central elétrica moçambicana de Ressano Garcia, na província de Maputo.

Na mesma área 'onshore' onde tem a produção, a petrolífera mantém atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de ser parceira em pesquisas num outro bloco (A5-A) em alto-mar na bacia de Angoche, ao largo do centro do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório