No dia 2 de Janeiro vai ser criado um mecanismo de agendamento de atendimento presencial nos serviços locais de Finanças e serviços aduaneiros, de acordo com o noticiado pelo Público.
Este projecto está inserido no Departamento de Serviço do Contribuinte, que pretende agrupar os serviços prestados aos contribuintes por entidades da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com questões ligadas ao pagamento de IRS ou IVA.
Este departamento, que visa também os empresários que trabalham em nome individual, pretende auxiliar os contribuintes na resolução de problemas fiscais que não puderam ser resolvidos pelos próprios, de acordo com o informado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais à mesma publicação.
O contribuinte, após fazer a marcação por telefone, poderá enviar toda a documentação necessária ao caso para as Finanças onde será analisada por um funcionário. Posteriormente, quando se dirigir à entidade, a pessoa que o atender já estará preparada para o ajudar.
Numa fase inicial, este processo só estará disponível em Lisboa e após marcação por telefone, para tratamento de assuntos mais complexos relacionados com impostos.