Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pandemia leva INEOS Automotive a suspender investimento em Estarreja

"Decisão não teve absolutamente nada a ver com uma mudança da visão de Estarreja/Portugal como local de produção". Informação foi avançada pela autarquia em comunicado oficial.

Pandemia leva INEOS Automotive a suspender investimento em Estarreja
Notícias ao Minuto

15:45 - 04/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia automóveis

A Covid-19 obrigou a INEOS Automotive a suspender o investimento que iria realizar em Estarreja, no distrito de Aveiro. A empresa automóvel transmitiu à Câmara Municipal da cidade "a difícil decisão de suspender o investimento em Estarreja tendo em conta uma reavaliação das opções que agora se colocam face à crise provocada pela pandemia", avança a autarquia em comunicado divulgado este sábado no site oficial. 

No mesmo é ainda possível ler que "Estarreja não escapou às ondas de choque da pandemia da Covid-19, cujos efeitos são devastadores na economia mundial".

A empresa, garante a Câmara Municipal, sublinhou que "a decisão não teve absolutamente nada a ver com uma mudança da visão de Estarreja/Portugal como local de produção". 

Antes aponta "como principal razão para esta decisão a mudança de paradigma devido à diminuição da produção regular dos fabricantes de automóveis na Europa, forçada pela previsão de redução das vendas no setor automóvel na ordem dos 20% a 30% para os próximos anos".

CEO da Ineos Automotive, Dirk Heilmann, justificou que "o novo cenário permitirá à INEOS produzir o Grenadier numa unidade industrial já em funcionamento" e "usufruir da força de trabalho com histórico de construção na área automóvel e da capacidade técnica instalada, que possibilita a fabricação de outro produto".

O recurso a uma das fábricas do grupo já existentes, na ótica do administrador, "anula os riscos inerentes à construção e arranque de uma nova unidade fabril".

O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, já reagiu, avançando que esta decisão constitui um duro golpe para o município: "Para Estarreja é uma triste notícia! Um revés naquilo que poderia ser um salto qualitativo considerável em termos económicos e sociais. A COVID-19, neste caso, foi-nos fatal".

"Não podemos, contudo, esmorecer! O Eco Parque Empresarial de Estarreja continua a registar uma procura considerável, e com investimentos anunciados também muito interessantes", avaliou ainda. 

De recordar que o grupo inglês INEOS Automotive anunciou em janeiro que iria fabricar um novo veículo 4x4, o "Grenadier", cujo chassi e carroçaria seriam produzidos em Estarreja, num investimento de 300 milhões de euros.

[Notícia atualizada às 15h58]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório