Como evitar o corte de luz, água, gás e comunicações durante a Covid-19?

Se sofreu uma quebra de rendimentos igual ou superior a 20%, na sequência da pandemia, os serviços essenciais não podem ser cortados até 30 de setembro.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
05/07/2020 07:00 ‧ 05/07/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

Covid-19

Foi aprovada a proibição, até 30 de setembro, da suspensão do fornecimento de água, luz, gás e comunicações eletrónicas para as pessoas que sofreram impacto da pandemia da Covid-19. 

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO),  lembra que esta medida "destina-se a consumidores que tenham uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%, fiquem desempregados ou sejam infetados por Covid-19", pode ler-se. 

Desde modo, os agregados familiares nesta situação devem enviar aos fornecedores dos serviços essenciais uma declaração, sob compromisso de honra, que ateste a quebra de rendimentos igual ou superior a 20%, a situação de desemprego ou a doença.

"Pode enviar a declaração através de carta ou por correio eletrónico. Embora a lei não o exija, a carta registada com aviso de receção dá-lhe a garantia de que o fornecedor a recebeu. Mas implica custos. Conseguindo provar que o fornecedor recebeu o e-mail, este será suficiente. Elaborámos uma carta-tipo para ajudar. Preencha os espaços consoante o que for mais adequado", sublinha a DECO.

Pode consultar o modelo da DECO aqui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas