Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Governo aposta em projetos sinérgicos para estruturar oferta turística

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 03 jun 2020 (Lusa) - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou hoje, no concelho de Figueiró dos Vinhos, a importância de projetos sinérgicos na estruturação da oferta turística em Portugal.

Governo aposta em projetos sinérgicos para estruturar oferta turística
Notícias ao Minuto

13:27 - 03/07/20 por Lusa

Economia Rita Marques

"O turismo tem de ter uma extrema preocupação em apoiar projetos sinérgicos, que resultem de várias vontades, mas que conseguem materializar-se num único desejo", frisou a governante, que falava após a inauguração do projeto de valorização turística do Casal de S. Simão.

O município de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, investiu cerca de 400 mil euros, comparticipados pelo Programa Valorizar, na construção de um miradouro, passadiços em madeira e requalificação de um antigo caminho ancestral.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, este projeto, integrado na Aldeia de Xisto de Casal de São Simão, é "um exemplo emblemático de sinergias e estruturação da oferta turística" ao longo do território.

"Estamos continuamente preocupados em melhorar a reestruturação da nossa oferta, de estimular a procura, mas a procura só vem se tivermos uma excelente oferta, requalificando-a de forma transversal e alinhando várias vontades", frisou Rita Marques.

Para a governante, "é muito importante ter projetos âncora, que têm de estar interligados de forma a construir uma narrativa comum, que é um desiderato que existe para manter uma certa permanência do turista nas diversas regiões e em Portugal como um todo".

"O Programa Valorizar é um instrumento que é usado justamente para esse fim, promovendo estratégias de eficiência coletiva e projetos que possam marcar a diferença por serem sinérgicos", sublinhou.

Salientando que o Valorizar é um "programa de sucesso", criado após os incêndios de Pedrógão Grande em junho de 2017, a secretária de Estado de Turismo adiantou que a tutela está a trabalhar num pacote de novos apoios para o setor, no sentido de requalificar a oferta e estimular a procura.

"Os regulamentos estão a ser trabalhados e o objetivo é o de que possam ser conhecidos ainda no mês de julho", disse Rita Marques.

O presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, um dos concelhos fortemente afetados pelos incêndios de Pedrógão Grande de 2017, salientou que a concretização deste projeto permite ligar três polos de atração turística: o miradouro, uma praia fluvial e uma aldeia de xisto, "num único produto que criou sinergias".

De acordo com Jorge Abreu, os passadiços de madeira e o trilho ancestral que liga à aldeia estendem-se por uma área de cerca de dois quilómetros, estando já em execução uma segunda fase que contempla a construção de mais um quilómetro de passadiços a partir da Ermida de São Simão, num investimento superior a 100 mil euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório