Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fisco já processou 2,5 mil milhões em reembolsos do IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira processou até agora o pagamento de 2,5 mil milhões de euros em reembolsos de IRS, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças.

Fisco já processou 2,5 mil milhões em reembolsos do IRS
Notícias ao Minuto

18:43 - 01/07/20 por Lusa

Economia Ministério das Finanças

Segundo os mesmos dados, divulgados um dia depois de ter terminado o prazo para a entrega da declaração anual deste imposto, o valor dos reembolsos processados em junho deste ano compara com os 2.755 milhões de euros reembolsados na mesma data do ano passado, o que revela uma quebra homóloga de 10%.

Estes dados indiciam que o ritmo de processamento dos reembolsos acelerou durante o mês de junho, já que no final de maio o valor do imposto devolvido aos contribuintes registava uma quebra homóloga de cerca de 60%.

Até ao final de junho foram liquidadas 4,8 milhões de declarações de IRS o que corresponde a 86% das declarações entregues ao longo desta campanha.

Daquele total de declarações já liquidadas, indica ainda o Ministério das Finanças, 2,46 milhões originaram reembolsos - sendo que em 94% destas situações o imposto já foi devolvido aos contribuintes.

Os reembolsos relativos aos rendimentos auferidos em 2019 começaram a ser processados em 21 de abril, mais tarde do que o observado nos últimos anos.

Em 2019, o valor total dos reembolsos de IRS ascendeu a 3.003,1 milhões de euros, segundo a informação disponível na síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento. Em 2018, o valor devolvido aos contribuintes tinha sido de 2.626,4 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório