Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Compra falhada da Embraer pela Boeing "não fará a diferença" na OGMA

O representante do Estado na OGMA Marco Capitão Ferreira afirmou hoje que a falhada tentativa de compra da Embraer pela Boeing "não fará diferença" para a empresa de aeronáutica detida em 65% pelo consórcio brasileiro.

Compra falhada da Embraer pela Boeing "não fará a diferença" na OGMA
Notícias ao Minuto

14:31 - 01/07/20 por Lusa

Economia Estado

Numa audição a pedido do PCP sobre a situação da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, Capitão Ferreira foi questionado pelo deputado António Filipe pelas possíveis consequências para a empresa portuguesa, detida em 65% pela Embraer, do "período conturbado" após a anunciada compra pela Boeing, que depois desistiu da operação.

Na resposta, o representante do Estado na administração da empresa afirmou que a OGMA "é uma empresa separada da Embraer" e que "sempre esteve previsto continuar com a Embarer, mesmo que a operação com a Boeing se consumasse".

"Para a OGMA não fará diferença", sublinhou Marco Capitão Ferreira, que é também presidente da idD, a plataforma das indústrias de defesa nacionais.

Pelo contrário, garantiu, dado que a Embraer "tem a OGMA como prioridade" e com os seus objetivos de aumentar a faturação, a exportação e conseguir mais emprego qualificado.

Apesar de o Estado português deter 35% do capital da empresa, após a privatização de 2004, Marco Capitão Ferreira afirmou que continua a fazer sentido a participação pública, face às necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP).

A empresa é um "instrumento importantíssimo para manutenção das aeronaves da FAP", acrescentou.

Na audição de hoje, o responsável relativizou as conclusões do relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) que concluiu que o avião da Air Astana, que em 2018 aterrou de emergência em Beja, descolou da OGMA com os cabos de comandos dos 'ailerons', direito e esquerdo, invertidos, concluiu a investigação, que detetou falhas e fragilidades na manutenção da empresa.

O relatório "não assaca responsabilidade à OGMA, mas sim a uma série de atores no processo", alegou.

Logo a seguir a esta audição, seguiu-se outra, mas à porta fechada, do general e ex-chefe da Força Aérea Luís Araújo, que foi afastado de representante do Estado na OGMA e que, ao DN, em 04 de abril, afirmou sair "triste e magoado".

Marco Ferreira escusou-se a fazer qualquer comentário sobre esta frase, afirmando não poder pronunciar-se "sobre o estado de alma do general Luís Araújo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório