Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida pública sobe em maio para o valor mais alto desde 1995

Os dados foram atualizados pelo Banco de Portugal, esta quarta-feira.

Dívida pública sobe em maio para o valor mais alto desde 1995
Notícias ao Minuto

10:40 - 01/07/20 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Dívida

A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - aumentou para 264,4 mil milhões de euros até maio, de acordo com os dados atualizados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em abril, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 262 mil milhões.

Estes dados evidenciam já o impacto da pandemia na economia portuguesa, num mês que ficou marcado pela entrada na fase de desconfinamento

O valor da dívida pública de maio é o mais alto desde 1995, o início da série estatística disponibilizada pelo banco central, um aumento do endividamento face ao aumento das necessidades de financiamento face à pandemia de covid-19.

Segundo o BdP, o aumento de 2,3 mil milhões de euros da dívida pública, entre abril e maio, "contribuíram essencialmente" as emissões de títulos de 2,3 mil milhões de euros efetuadas em maio, principalmente as emissões de longo prazo.

Já a dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,2 mil milhões de euros de abril para maio, totalizando 239,2 mil milhões de euros em maio, tendo os ativos em depósitos das administrações públicas aumentado 0,1 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório