Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Associados Mutualista Montepio aprovam contas de 2019

Os associados da Associação Mutualista Montepio aprovaram, por maioria de 89,09%, as contas individuais da Associação referentes ao exercício de 2019, foi hoje anunciado.

Associados Mutualista Montepio aprovam contas de 2019
Notícias ao Minuto

08:54 - 01/07/20 por Lusa

Economia Mutualista

Em comunicado, a associação explica que a aprovação das contas individuais traduz os resultados recorrentes positivos de nove milhões de euros.

"A dinâmica da atividade permitiu um significativo aumento da margem associativa, que atingiu 27 milhões de euros em 2019, e um aumento dos resultados financeiros, em 13,9%", é referido na nota.

A associação destaca também que "os impactos não recorrentes negativos, de 418 milhões de euros, relacionam-se com a constituição de provisões matemáticas adicionais, por via da descida das taxas de juro, e com a constituição de imparidades para as participações na Caixa Económica Montepio Geral e na Montepio Seguros".

A Assembleia Geral realizou-se na terça-feira em Lisboa e contou com a participação de mais de 160 associados que votaram favoravelmente, por larga maioria, os cinco pontos que constavam da agenda de trabalhos.

Em cima da mesa estiveram a deliberação sobre o Relatório do Conselho de Administração e Contas Individuais e Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2019, a deliberação sobre as propostas de aplicação de resultados e a apreciação do Relatório da Atividade do Conselho Geral relativo ao exercício de 2019.

Em debate esteve também a deliberação sobre a proposta de modificações do Regulamento de Benefícios apresentada pelo Conselho de Administração, acompanhada de parecer favorável do Conselho Geral e a eleição de uma Comissão de cinco membros destinada a dar parecer e preparar a versão final da proposta de modificações do Regulamento de Benefícios a apresentar à Assembleia Geral.

A 16 de junho, a Associação Mutualista Montepio Geral anunciou que teve prejuízos de 408,8 milhões de euros em 2019, sobretudo devido ao reforço das imparidades para o banco Montepio, que comparam com lucros de 1,6 milhões de euros de 2018.

A Associação Mutualista Montepio Geral (que em este ano comemora 180 anos) é o topo do grupo Montepio e tem como principal empresa o banco Montepio.

No final do ano passado, tinha 601,784 mil associados, depois de ter perdido mais de 10 mil associados em termos líquidos (25.415 novos associados, 1.493 readmitidos e 37.731 que saíram).

[Foto do artigo corrigida às 12h55 do dia 1 de julho de 2020.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório