Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vista Alegre prolonga 'lay-off' simplificado até final de julho

A Vista Alegre vai prolongar o 'lay-off' simplificado até final de julho e manter a redução temporária do período normal de trabalho semanal nas fábricas das Caldas da Rainha, Ílhavo e Alcobaça, segundo informação comunicada hoje ao mercado.

Vista Alegre prolonga 'lay-off' simplificado até final de julho
Notícias ao Minuto

23:17 - 30/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

O documento, enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), explica que o 'lay-off' destina-se a cerca de 66,13% dos trabalhadores da unidade produtiva Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha, no segmento da faiança, e a cerca de 29,23% dos trabalhadores das unidades produtivas Vista Alegre e Atlantis de Ílhavo e Alcobaça, respetivamente, nos segmentos de porcelana e cristal.

"Nestas duas últimas unidades produtivas da Vista Alegre e Atlantis (VAA), apenas uma percentagem residual de trabalhadores, de cerca de 1,40%, permanecerá, no período em causa, em regime de suspensão temporária de contratos de trabalho (ao invés dos cerca de 19,9% verificado em junho)", pode ler-se.

E acrescenta que "foi decidida a prorrogação do recurso à medida de 'lay-off' simplificado (prevista na alínea a) do n.º 1 do art.º 4.º do Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março, na sua versão atualizada", referindo-se ao diploma que prolonga o apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho em situação de crise empresarial e que cria outras medidas de proteção ao emprego, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), para fazer face aos efeitos da pandemia de covid-19.

Para a Vista Alegre, no atual contexto, "persistem" alguns condicionamentos aos volumes de encomendas e à produção, ao nível dos segmentos de porcelana, faiança e cristal.

"Tal como comunicado ao mercado em 29 de maio, a manutenção de restrições à circulação e aglomeração de pessoas e as limitações aplicáveis às atividades dos estabelecimentos de comércio a retalho têm vindo a obrigar a uma reabertura gradual na rede de retalho da VAA e impõem regras excecionais de funcionamento", acrescenta o comunicado.

A Vista Alegre tinha anunciado em 09 de abril que ia recorrer ao 'lay-off' simplificado na sequência da pandemia de covid-19.

O Governo aprovou em 18 de junho a prorrogação por um mês do 'lay-off' simplificado, até final de julho, e novos apoios à retoma da atividade que estarão em vigor a partir de agosto e até final do ano.

O 'lay-off' simplificado, que prevê a suspensão do contrato de trabalho ou a redução do horário de trabalho e o pagamento de dois terços da remuneração normal ilíquida, financiada em 70% pela Segurança Social e em 30% pela empresa, terminava inicialmente em junho, mas a medida foi alongada até final de julho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório