Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

5G: Migração da TDT retomada em 3 de agosto em Palmela

O processo da libertação da faixa dos 700 MHz da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o arranque do 5G, é retomado em 03 de agosto em Palmela, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

5G: Migração da TDT retomada em 3 de agosto em Palmela
Notícias ao Minuto

15:59 - 29/06/20 por Lusa

Economia 5G

"O processo de migração da rede de televisão digital terrestre vai recomeçar no dia 3 de agosto, com a alteração do emissor de Palmela, depois de ter sido suspenso em março devido à pandemia de covid-19", refere o regulador, em comunicado, adiantando que "quando o processo foi suspenso, em 13 março, já tinham sido alterados 63 emissores, de um total de 243".

A Anacom refere ainda que a migração termina em 12 de dezembro e abrange a alteração de mais de 180 emissores.

"Até agora, o número de chamadas atendidas no 'call center' da TDT, que a Anacom criou para apoiar a população (número gratuito 800 102 002), ronda as 21 mil chamadas, tendo sido necessário apoiar presencialmente as pessoas a fazerem a migração em 1.052 situações", acrescenta.

Em 03 de agosto, "quando for alterado o emissor de Palmela, as pessoas que recebem o sinal de televisão através deste emissor ficarão com o ecrã da televisão a negro, nesse momento apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora", recorda o regulador liderado por João Cadete Matos.

"A Anacom teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir", aponta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório