Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Medidas de apoio deixam empresas em posição "mais fragilizada", diz a CIP

O presidente da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, disse hoje que as medidas do Governo de apoio às empresas aumentam o endividamento ou acarretam "encargos pesados", que as vai colocar numa "posição mais fragilizada".

Medidas de apoio deixam empresas em posição "mais fragilizada", diz a CIP
Notícias ao Minuto

11:15 - 29/06/20 por Lusa

Economia CIP

António Saraiva, que falava esta manhã na conferência "Sinais Vitais -- Aceleração Rumo ao Futuro", no ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa, considerou que, à exceção do 'lay-off' simplificado, as medidas do Governo de apoio às empresas, face aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia, "ou aumentam o endividamento ou acarretam encargos pesados" num futuro próximo.

"O endividamento colocará as empresas numa posição mais fragilizada", considerou o presidente da CIP.

Para o representante das empresas, há que acautelar situações em que as empresas sobrevivem à pandemia, mas ficam em dificuldades financeiras que as impedem de investir.

Assim, para a CIP, devem ser adotadas medidas com vista à capitalização das empresas, sugerindo a criação de um fundo de fundos, com três mil milhões de euros, disponíveis através dos fundos de capital de risco.

A CIP propôs ainda a criação de garantias de Estado em incentivo não reembolsável, o reforço do capital de risco, a ampliação dos incentivos fiscais a capitalização, o reforço das linhas de crédito, os pagamentos a pronto por parte do Estado, o apoio do Estado nos seguros de crédito, tanto na exportação como no mercado interno, e o "forte apoio" governamental à formação "em larga escala" dos trabalhadores, para que aumentem as suas competências e se tornem mais competitivos no mercado de trabalho.

"É preciso agora evoluir rapidamente para um verdadeiro programa de recuperação mais ambicioso", defendeu António Saraiva.

O presidente da CIP considerou ainda que a pandemia gerou um "importante alerta" para excessivas dependências criadas pela globalização, destacando a necessidade de garantir que, no futuro, as cadeias de abastecimento estejam mais próximas dos locais de consumo, bem como reduzir a "dependência excessiva da China".

Quanto à resposta da Comissão Europeia àquilo que classificou como a "maior queda da atividade económica" de que há memória, Antónia Saraiva considera-a de "dimensão apreciável".

O responsável acrescentou que Portugal tem a oportunidade de recorrer em breve a um montante "muito considerável" e, como tal, entende ser tempo de repensar o programa nacional de investimentos, definindo, desde já, estratégias de políticas públicas e estratégias empresariais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório