Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Companhia energética Chesapeake entra em processo de falência

A companhia energética norte-americana Chesapeake Energy, fundada em 1989 e considerada uma pioneira na extração de petróleo e gás de xisto, deu hoje entrada com um processo de falência devido ao peso da dívida nas contas da empresa.

Companhia energética Chesapeake entra em processo de falência
Notícias ao Minuto

23:31 - 28/06/20 por Lusa

Economia Estados Unidos

Segundo a Associated Press, o serviço da dívida ascende atualmente a nove mil milhões de dólares, tendo sido delineado um plano junto de credores para cortar sete mil milhões. No entanto, apesar do anúncio de falência, a Chesapeake assegurou que vai continuar o ritmo normal de produção.

A empresa sediada em Oklahoma declarou perdas de 8,3 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2020, e listou 8,62 mil milhões de dólares em dívida líquida. A Chesapeake revelou num processo regulamentar em maio que "a gestão concluiu que existe uma dúvida substancial sobre a capacidade da empresa para continuar em funcionamento".

Criada há 31 anos com um investimento inicial de apenas 50 mil dólares, a companhia marcou uma inovação na exploração de hidrocarbonetos e tornou-se uma referência no setor energético, ao chegar a atingir um valor de mercado estimado em 37 mil milhões de dólares no seu auge, longe dos atuais 115 milhões de dólares em que os mercados avaliavam a empresa na sexta-feira.

Mais de 200 produtores de petróleo pediram proteção contra falências nos últimos cinco anos, uma tendência que se espera que se mantenha no futuro devido à pandemia de covid-19, que reduziu ainda mais a procura de energia e, consequentemente, os preços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório