Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Concursos de obras públicas sobem 24% até maio para máximo desde 2010

Os concursos de obras públicas promovidos até final de maio aumentaram 24% face ao mesmo período de 2019, para 2.213 milhões de euros, mas os contratos celebrados recuaram 30% para 627 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

Concursos de obras públicas sobem 24% até maio para máximo desde 2010
Notícias ao Minuto

15:43 - 26/06/20 por Lusa

Economia AICCOPN

Segundo a edição de junho do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o valor dos concursos promovidos nos primeiros cinco meses do ano "é, em termos homólogos, o mais elevado desde o início da série, em 2010".

Já o volume de contratos de empreitadas, no âmbito de concursos públicos, celebrados até ao final de maio e objeto de reporte no Portal Base, somou 627 milhões de euros, recuando 30% face ao período homólogo de 2019.

Segundo nota a AICCOPN, a variação homóloga temporalmente comparável (v.h.t.c.), ou seja, utilizando apenas a informação que é disponibilizada até ao dia 15 de junho de cada ano, é de -18% neste indicador.

Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias totalizaram 152 milhões de euros, mantendo-se "relativamente inalterado" face ao registo do ano passado, com menos 1%, valor a que corresponde uma v.h.t.c. de 20%.

Na sua globalidade, o montante total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base foi de 868 milhões de euros, menos 22% em termos homólogos, registando-se uma v.h.t.c. de -9%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório